Cittadella di Biella-Piazzo

Ontem à noite, aproveitámos para ir até à Cidadela, a zona mais antiga de Biella, que data da Idade Média e era uma antiga fortaleza no topo de uma das colinas. Fomos até lá de «funiculare» e pudemos apreciar a paisagem. Ao contrário do que pensávamos (esperamos que se prolongue até Milão), a cidade é muito limpa, muito arranjada, com canteiros sempre floridos e varandas muito apelativas.




A Cidadela não estava diferente. Na verdade, foi possível perceber que a maior parte dos edifícios eram originais, mas recuperados. O tijolinho está sempre muito presente, muito característico da época medieval, e a praça onde jantámos era realmente muito pitoresca!



Depois da pizza, provámos o tiramisú italiano. Segundo a Grande Enciclopedia Illustrata della Gastronomia, aquela que é uma das mais populares sobremesas italianos teve provavelmente a sua origem em Veneza ou Treviso. No dialecto da região, «tiramisú» significa algo como «levanta-me» ou «erga-me», provavelmente numa referência ao café forte, um dos ingredientes da receita.



Na verdade, é difícil confeccionarmos a receita original, uma vez que é feita com um biscoito italiano, chamado savoiardi, criados na corte do Duque de Savoy, em Piemonte, onde se encontra Biella. Apesar de serem muito parecidos ao que conhecemos como palitos de La Reine (ou champanhe), são duas vezes mais duros. De qualquer forma, aqui segue a receita original:


250 ml de café bem forte e adoçado
20 ml de grappa (semelhante a aguardente)
3 gemas
130 g de açúcar
390 g de mascarpone (queijo italiano)
1 caixa de savoiardi
cacau para polvilhar


Adicionar a grappa ao café frio e reservar. Bater as gemas com o açúcar, até obter um creme claro e leve, acrescentando, posteriormente, o mascarpone. Bater novamente até a mistura ficar homogénea e reservar no frigorífico. Os biscoitos devem então ser molhados no café aromatizado, forrando depois o fundo de uma forma e alternando uma camada de biscoitos com uma camada de creme de mascarpone e assim sucessivamente, terminando com o creme. Depois de permanecer no frigorífico por, aproximadamente, três horas, polvilhar com cacau em pó na altura de servir... e buon appetito!

2 comentários:

Nathalie disse...

E lá está tu outra vez... Uma introduçãozita sobre qualquer coisa e depois comida, comida, comida... Se mandasses era um pouco de tiramisu para eu provar não me queixava tanto lol!
Baci*

Patrícia Aço disse...

Ciao Bella Luna!
Sempre quis ir a Itália...
Estás a fazer um excelente trabalho com esta reportagem, porque já passou a certeza: vou mesmo!
Não que seja pela comida, claro!... lol
Cá vos espero para ver essas magníficas fotos que, aposto, serão umas centenas.
Beijocas