Siamo Arrivati!

Pois é, Moonies, chegámos ao topo da bota, eu diria que estamos algures na costura de tão elegante calçado! A viagem correu bem. Apesar de o avião se ter atrasado meia hora, colocaram-nos em business class, que, embora não seja a primeira, era a mais alta daquele avião. O almoço que nos serviram (português!) estava muito saboroso e o chocolatinho no final valeu o upgrade.



Como voámos sempre a uma altitude mais baixa do que quando atravessámos o Oceano Atlântico, até conseguimos apreciar um pouco da paisagem, sobretudo quando sobrevoámos os Alpes. Quase que conseguíamos tocar no topo daquelas montanhas inóspitas, carregadas de neve, que se confundiam com os pedaços de nuvem que passavam. O que vimos passar também foi outro avião e devemos dizer que é realmente assustador ver a velocidade a que se voa, completamente diferente da ideia que temos em terra, onde parece que os «pássaros» andam sempre devagar.



Assim que chegámos, fomos até Biella num Alfa Romeo Mito que fez as delícias dos rapazes. A viagem durou quase uma hora e meia, numa autoestrada muito semelhante às nossas, sendo que a paisagem era maioritariamente de campos de arroz e alguns de milho. Enfim, muito verde e muitas quintas à mistura. Foi possível ainda ver algumas igrejas, muito características desta zona de Itália, onde a arquitectura é com materiais orgânicos e predominam as cores terra. Faz tudo parecer mais rústico, acolhedor e, na nossa opinião, mais bonito do que aquilo a que estamos habituados por terras lusas.



O jantar, como não podia deixar de ser, foi pizza! Vá, sejamos honestos… primeiro, porque é um prato característico de Itália e tínhamos de provar as especialidades, segundo porque não percebemos grande parte da ementa. Tendo em conta que a empregada não falava uma palavra de inglês, fomos pela escolha mais fácil. De qualquer forma, as quantidades são sempre imensas e, até agora, nada defraudou as expectativas. O João Sarraipa, que nos acompanha, pediu costeleta de vaca e teve direito a um jantar digno de um qualquer Obélix da Gália.



Para terminar, algumas curiosidades linguísticas do primeiro dia:
Piano – além de ser «suavemente», quer também dizer andar, como «rés-do-chão» é «piano terra»;
Autonoleggio – aluguer de automóveis
Parcheggio – parque de estacionamento
Uscita – saída (para os aveirenses, também era o nome de uma loja. LOL!)
Ore/Orario – horas/horário

Sem comentários: