De regresso ao Rio de Janeiro, foi tempo de conhecermos melhor uma das zonas mais populares e turísticas da cidade: Copacabana. Já por lá tínhamos passado, mas apenas de carro, então hoje decidimos mesmo pôr o pé no famoso calçadão e por lá beber uma água de côco.
Localizado na zona sul da cidade, Copacabana tem em torno de 150 mil habitantes e uma praia em formato de meia lua. O bairro é apelidado de "Princesinha do Mar", devido à sua era áurea, nas décadas de 1930, 1940 e 1950, tendo dado origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias.
Há duas hipóteses etimológicas para o nome Copacabana. A primeira alega que o termo vem da língua quechua (importante língua indígena da América do Sul) e significa lugar luminoso ou praia azul. Outras fontes apontam o termo como originário da língua aimará (língua da época pré-colombiana) e significaria "vista do lago" (kota kahuana).
Aproveitámos ainda para conhecer o Forte de Copacabana, cuja construção remonta a 1908, depois de haver a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de fortificações de artilharia, com a transferência da capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1763.
O Forte, inaugurado em 28 de Setembro de 1914, localiza-se na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. Ocupando uma área de cerca de 114 mil metros quadrados, a sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas, voltadas para o mar, de 12 metros de espessura, acolhem os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm), assentes em cúpulas encoraçadas e giratórias.
Toda a zona de Copacabana é muito movimentada, pois é aí que se concentram maior parte dos turistas. É por essa razão também que é uma das zonas mais perigosas do Rio de Janeiro (embora, até hoje, não tenhamos sentido a insegurança) e também é motivo para sermos "incomodados" quase constantemente por vendedores ambulantes (muito presentes em toda a cidade), que tentam vender de tudo a quem relaxa nas esplanadas. Contudo, tirando as desvantagens de uma zona popular, é, talvez, uma das praias mais bonitas que vimos no Rio.
2 comentários:
Her name was Copa, Copacabana :)))
Her name was Copa, Copacabana :)))
Enviar um comentário