Angra dos Reis




Estávamos com muita curiosidade em descobrir Angra dos Reis, tão falada por aqui e também em Portugal, mas, na verdade, decepcionámo-nos quando nos deparámos com uma cidade que é, em grande parte, uma favela. Penso que foi a primeira vez nesta viagem que não gostámos muito do que vimos, mas a visão negativa também teve a ver com o facto de termos chegado à noite e ser feriado municipal, o que levou a que Angra parecesse um pouco "abandonada".

Mas foi hoje que descobrimos o porquê da fama de Angra dos Reis, que não está, exactamente, no centro da cidade (que de dia, contudo, não pareceu tão assustadora!), mas sim no seu mar e nas suas ilhas, uma paisagem totalmente paradisíaca (mais ainda do que em Búzios) e digna daqueles posters que passamos a vida a cobiçar, quando sonhamos com férias de sonho.

Várias agências oferecem passeios de escuna para os diversos pontos da baía de Angra e Ilha Grande, ao longo dos quais se podem observar as águas claras e azuis, que deixam transparecer tartarugas e golfinhos, assim como várias espécies de peixes tropicais. As praias são de areia muito fina e branca e, como se tudo isto não bastasse, ainda é possível ir invejando as mansões que marcam presença nas ilhas privadas.

Tal como aconteceu em Búzios, a escuna foi parando em diversos locais, oferecendo-nos a possibilidade de aproveitar melhor o passeio de cinco horas, pelo que pudemos mergulhar e fazer praia numa das ilhas selvagens, nadar com os peixes a virem comer à nossa mão na Lagoa Azul, almoçar na zona desabitada da Ilha Grande, e fazer uma trilha a pé, pela mata Atlântica, até uma das praias "perdidas" daquele paraíso.

Como vos prometi, hoje é tempo de dar destaque à cocada, um doce típico brasileiro, feito a base de côco (óbvio!). As receitas variam, mas, em geral, levam gemas de ovos, leite e côco ralado. Contudo, algumas utilizam leite condensado, rapadura (de origem açoriana, feita a partir de calda de cana de açúcar), leite de côco e côco ralado queimado. É extremamente simples de fazer, mas, para os portugueses, é muito complicado (e caro!) encontrar os ingredientes... mas é óptimo! :P

1 comentário:

Anónimo disse...

Doçaria de volta :P
A vossa foto apareceu ontem no final do Jornal da Tarde na Sic, hehe!!!