A elegância das italianas

Não consigo perceber como é que as italianas se mantêm tão magras! Como eu já disse, o habitual por aqui é comer-se um primeiro prato de massa e arroz e depois comer carne ou peixe. Ambos os pratos são enormes e cheios de comida! Para nós, tem sido impossível provar as duas coisas sem um grande desperdício!


Ontem, ao jantar, provámos um prato de arroz como «entrada» e, assim que o vimos, lamentámos ter pedido o segundo prato. Era uma dose de arroz que dava para um jantar!! A parte boa é que era muito saboroso! Como vos disse, Biella está rodeada de campos de arroz, por isso é um prato muito característico desta zona. Foi talvez o melhor prato de arroz que comemos até agora.



Hoje, ao jantar, aprendi a minha lição e pedi só um prato (mesmo assim, sobrou comida, é a carne na pedra que vêem na fotografia a seguir). Já o Filipe não resistiu a provar um novo prato de arroz. Parece que agora acordámos que é impossível comer as duas coisas, a não ser que se peça apenas um de cada e seja dividido pelos dois. Nenhum comum mortal pode comer tanta coisa em apenas uma refeição, mas desconfio que os italianos tenham ascendência de gauleses.



Só o almoço, num restaurante perto da fábrica, é que é razoável. Pedimos um menu por 13 euros e temos direito ao pão e a dois ou três pratos diferentes, sendo que um deles é sempre massa. Mas as quantidades são decentes, dá para provar e ficarmos bem. Além disso, a comida é sempre muito saborosa! Hoje conseguimos, finalmente, provar o gelado, tão característico de Itália, e não defraudou as expectativas. Nota-se mesmo que é «caseiro», muito menos artificial do que aqueles que aparecem por Portugal.


Ah! Ontem, o Filipe provou o limoncello, um licor feito à base de limão, álcool, água e açúcar, que deve ser bebido bem gelado. Deixo-vos aqui a receita tradicional, para quem quiser provar! LOL!


- 1 litro de álcool puro

- 1 litro água

- 15 limões

- 500g de açúcar


Deixar a casca dos limões junto com o álcool num recipiente fechado, durante uma semana, agitando-o uma vez por dia. Após os sete dias, adicionar os restantes ingredientes, mantendo o recipiente fechado por mais 24 horas. Após esse período, a solução é coada e está pronto. Nos Estados Unidos, é comum beber-se como a vodka, em «shots» e gelado, que foi como se bebeu por aqui. Segundo a tradição siciliana (no sul de Itália), o limoncello é degustado como um licor.

2 comentários:

Nathalie disse...

Mas voçês passam os dias a comer é???? LOOOOOOOL!
Baci*

Angel disse...

Estou a ver q se tratam muitíssimo bem :) Bjitos e bom proveito! Ciao! (já agora, cm se diz 'beijo'?)