Saara




Ahhhhh, pois é! Vocês pensavam que tínhamos vindo para o Brasil, mas acabámos em pleno SAARA!... Não se assustem! Apesar de ser verdade que nos vimos rodeados de todo o tipo de "quinquilharias" a preços baixos, muito ao estilo de Marrocos, o nome foi atribuído a esta zona do Rio de Janeiro devido ao facto de ser a sigla da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega.

O SAARA é uma área de comércio popular a céu aberto, localizada no centro da cidade, composta por 1200 estabelecimentos comerciais, distribuídos pelas 11 ruas, entre as quais se destaca a Rua da Alfândega. Pudemos perder-nos em estabelecimentos que oferecem produtos variados, desde confecções a brinquedos, passando por ferragens, jóias ou bijuterias, com preços apelativos, muito ao estilo da Rua Teresa, em Petrópolis.

Contudo, achámos a Rua da Alfândega mais "característica". Foi muito engraçado ouvirmos os diferentes pregões e sermos surpreendidos com as mais fantásticas descobertas por entre a miscelânea de ofertas. Um dos exemplos foi o facto do Filipe ter encontrado "estalinhos", usados por aí especialmente no Carnaval, mas agora tão raros!...

A região foi a área de escoamento dos navios chegados ao porto e onde se realizava a alfândega, vistoria e conferência das mercadorias. Daí o nome Rua da Alfândega, recebido em 1716, após várias outras denominações. Devido, precisamente, à sua localização, o SAARA também serviu como abrigo aos inúmeros imigrantes sírios, libaneses, judeus, gregos, turcos, espanhóis, portugueses e argentinos, que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX.

Ainda hoje, é possível observar a mistura étnica dos primeiros anos de formação desta comunidade, acrescida, mais recentemente, de imigrantes chineses, coreanos e japoneses, que convivem, aparentemente, de forma harmoniosa, respeitando religiões e crenças, sendo carinhosamente denominada como a pequena ONU brasileira.

E, como já existem fãs, não podemos abandonar a nossa marca diária gastronómica! Apesar da sugestão da nossa comentadora (ou comentador, porque ainda não decifrámos a sua identidade) CTRD já ter vindo "tarde", acabámos mesmo o dia num rodízio de pizzas e massas. Não se iludam aqueles que possam pensar "ah e tal, cá também temos o Zeno e o Livorno"! Lamentamos... muuuuuuuito diferente! Ironicamente, entre as dezenas de variedades de pizzas possíveis (já para não falar nas massas!), vê-se a pizza de sardinha e a de bacalhau, que, apesar de serem marcas das terras lusas, não se vêem por lá em abundância e, sim, são boas!

Depois, e para os menos apreciadores de peixe e mais aficcionados pelo doce (sim, Nokas, esta é especialmente para ti!), aqui vai um parágrafo inteiramente dedicado às pizzas-sobremesa. Ora que vimos (e comemos, pois claro!) pizza de banana e canela, pizza de chocolate e morango, pizza de Romeu e Julieta (queijo e goiabada), pizza de brigadeiro... e estaria aqui a noite toda, não fosse o Filipe estar a "queixar-se" de uma grande barrigada. Mas nós prometemos que comíamos por vocês, não foi? Ora! Somos pessoas de palavra!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ando p experimentar isso do rodizio de pizzas mas ainda ñ tive corage... ;) Bjs e boa continuação. Prometo ñ mandar mais emails, nem q sejam casos de vida-morte :)))

Unknown disse...

Lua, sou eu!!! ALINE!!! CTRD é o nome da minha clínica (Centro Terapêutico de Reabilitação e Desenvolvimento). Peço imensa desculpa mas foi por isso q deixei de comentar, como já te havia dito, o vosso primeiro post: pq nao sabia, e nao sei ainda, como alterar o e-mail aqui. O vosso blog poe o da clínica automaticamente :-S Bem, ficas a saber entao q eu :-)
Continuem contanto as vossas peripécias e impressoes. Tou a adorar os comentários; parece até q, assim, tou a acompanhar-vos :-)
Um beijinho grande!!!

Unknown disse...

OK, acho q já percebi lol Entrei no meu e-mail pessoal antes de entrar no vosso blog e o meu comentário foi como Aline; nos dois outros dias, eu acho q tinha acabado de fechar o mail da clínica e, por isso, ele registou-me como CTRD lol Vou tentar lembrar-me deste detalhe... BEIJOS!!!