No nosso último dia de passeio, fomos conhecer as praias que ainda não tínhamos visto do Rio de Janeiro, aquelas que ficam a sul da Praia do Pontal, que, se bem se lembram, foi a nossa primeira paragem. Por isso, a viagem de hoje serviu também para fecharmos o ciclo, já que terminámos onde começámos. É verdade, as nossas férias estão a chegar ao fim!...
A nossa primeira paragem de hoje foi na Praia de Guaratiba, situada ao sul da Serra da Grota Funda, incluindo manguezais e o ponto de acesso à Restinga (que são as dunas por aqui) de Marambaia. Nesta área, fica o Centro de Avaliação do Exército (CAEX), que cuida de grande parte da restinga, onde são realizados testes de balística, sendo mais famoso com a denominação de Campo de Prova de Marambaia, palavra que em "tupi-guarani" significa paliçada de guerra.
Por coincidência, estava lá todo um "arsenal" da Rede Globo, curiosamente para filmarem cenas da novela "Três Irmãs", da qual já vos falámos. Inclusive, a actriz Cláudia Abreu encontrava-se pronta para filmar, dentro de um carro em andamento, pelo que pudemos, mais uma vez, ter contacto com a indústria televisiva brasileira e todo o seu equipamento. Foi muito engraçado!
Depois de passarmos por outras praias, assim como a chamada de Prainha, decidimos conhecer a Floresta da Tijuca, em pleno Rio de Janeiro, muito próxima do Corcovado. Preocupado com a falta de água que afectava a cidade, D. Pedro II mandou plantar a Floresta da Tijuca em 1861, sendo este o primeiro exemplo no Brasil de reconstituição de cobertura vegetal com espécies nativas. No final do século passado, já haviam sido plantadas 90 mil árvores, que formam a mata, hoje transformada em parque municipal.
Actualmente, é uma importante área de lazer, com trilhas e espaços privilegiados para prática de desporto, como o ciclismo, corrida e montanhismo. Dispõe ainda de praças com brinquedos para crianças, espaços reservados para churrascos, confraternizações familiares e comunitárias e restaurantes. Mas um dos pontos que mais nos interessou foi a Cascatinha Taunay, no rio Cachoeira, que de "inha" tem muito pouco! :P
1 comentário:
Pois é, tudo o q começa tem um fim... Aproveitem os últimos dias e façam boa viagem de regresso! Bjs
Enviar um comentário