Extras



Como hoje, segunda-feira, foi dia de absoluta descanso (e muito necessário!), decidimos aproveitar para vos falar de duas características muito cariocas, uma das quais até já temos vindo a referir: o Volkswagen Fusca (ou Carocha, como se diz por aí) e a água de coco. São as duas coisas que se vêem a toda a hora e marcam também estas nossas férias.

O Fusca foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen, tendo sido o carro mais vendido no mundo, ultrapassando, em 1972, o recorde do Ford Modelo T. O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projecto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha, vinte anos antes. A origem do nome Fusca está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O nome da letra V em alemão é "fau" e o W é "vê". Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães pronunciavam "fauvê". A abreviação alemã "fauvê", rapidamente se transformou em "fulque" ou "fulca", que os brasileiros tornaram fusca, mas há locais onde se diz fuqui ou fuca.

Actualmente, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos no mercado brasileiro. Conseguimos avistá-lo a toda a hora nas estradas, sempre modelos antigos. A nova versão do Fusca, o Beetle, vimos apenas uma vez. Já as carrinhas Volkswagen, as “pão de forma”, que aqui são chamadas de “vans”, também são moda por aqui, já que servem também de transporte público, devido ao excesso de procura de autocarros. Assim, as carrinhas funcionam de forma semelhante, contudo, muitas delas são ilegais. Por esse motivo, é muito comum ouvir-se dizer que os condutores deste tipo de veículos são os mais perigosos no trânsito (já muito louco!).

Quanto à água de coco, que funciona hoje como destaque gastronómico, é um sumo natural, produzido pelo líquido retido dentro da polpa do coco, o fruto do coqueiro. É rico em potássio, poucas calorias, muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder hidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar, é uma bebida diurética. E, para além de todas estas vantagens, é bom! LOL!

A foto que colocámos é um dos vários carrinhos que vendem água de coco que se vêem por aqui, em todo o lado, mesmo nas avenidas mais movimentadas! E, pasmem, também já se vende água de coco engarrafada!... Aliás, também existe em copo, mas industrializada, com uma tampa lacrada, tal como a água. Segundo nos disseram, quanto mais perto do mar estiver o coqueiro, mais doce é a água de coco. Há até quem regue os seus coqueiros com água salgada, para obter melhores resultados. Isto, porque é muito comum os quintais terem coqueiros! :P

1 comentário:

Anónimo disse...

Este blog é CULTURA!!!